SINCRONISMO

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá aqui é Anderson Liam,

Hoje venho falar de SINCRONISMO.
Pra mim umas das coisas que mais trava a evolução técnica de um guitarrista, é a falta SINCRONISMO.

A falta SINCRONISMO deixa o som sujo, embolado e trava o guitarrista ao tocar coisas mais complexas e mais rápidas.

E esse lance de estudar sem orientação de um professor na maioria das vezes gera grandes malefícios para o guitarrista e a falta de SINCRONISMO é apenas um deles.

Eu acredito também, que essa busca frenética por tocar rápido ser um guitarrista virtuoso, sem orientação, também causa problemas como a falta de SINCRONISMO.

Por outro lado, essa coisa de tocar rápido é meio natural e muitas vezes inconsciente. É bem comum alunos que estão aprendendo a tocar, tentarem tocar rápido. Eu mesmo já me deparei diversas vezes com situações como essa!

Não entender de divisão rítmica também é bem ruim, mas o que na minha opinião, é o maior responsável, é estudar sem usar o metrônomo.
Há muitos motivos para um guitarrista ter estudado ou ainda estudar sem o uso do metrônomo:

  1. Falta de orientação de um professor, talvez seja o maior motivo!
  2. Por outro lado, muitos não entendem de fato, pra que server e como funciona e porquê de usar.
  3. E frases comuns de se ouvir são: É chato. Eu não consigo tocar com ele. Eu toco melhor sem ele!

Bom não vou entrar muito nesse assunto, porque não é o foco desse vídeo, mas… se você ainda não usa, procure entende-lo e faça uso dessa importante ferramenta.

Bom nesse vídeo vou mostras um exercício para ajudar você adquirir um bom SINCRONISMO, ou pra você melhorar seu SINCRONISMO.

Esse exercício é um 1,2,3,4 com movimento de quadratura. Pra quem não sabe quadratura, é quando usamos um dedo para cada casa, e tocamos todas as cordas respeitando essa ordem.

Por exemplo:

Dedo 1 na casa 9, dedo 2, na casa 10, dedo 3 na casa 11 e dedo 4 na casa 12 isso formou uma quadratura, e aí toca-se em todas as cordas mantendo essa formação nesse exercício acontecerá um movimento dessa quadratura uma casa para frente e uma casa para traz.

Vou tocar usando o metrônomo e vou aumentar algumas vezes o andamento para vocês possam acompanhar o aumento de velocidade mantendo-se o SINCRONISMO e a precisão, com palhetadas bem firmes para um som bem definido.

E aqui vou deixar uma DICA, foque seus estudos sempre na precisão, e no SINCRONISMO, porque uma boa precisão traz de forma natural a velocidade! Vamos lá então!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *